“Alô dona Maria, alô o seu João, tá chegando a ASCCARE, tá passando o caminhão. O caminhão da ASCCARE chegou pra avisar, que tudo o que é lixo dá para reaproveitar...”

É com essa música animada que todas as segundas-feiras o caminhão da Associação Curvelana Catadores de Recicláveis (ASCCARE) tem conseguido chamar a atenção dos moradores da cidade de Curvelo, em Minas Gerais, para a separação e entrega dos materiais a serem reciclados projeto Reciclasccare, apoiado pelo ReDes.

A ideia de criar a música surgiu a partir da conversa dos participantes do projeto com catadores de outros grupos da região. “Convidamos então um profissional da cidade para ajudar a criar a música. Contamos a ele o que fazemos e ele trouxe a ideia final. Tinha que ser uma música que ‘pega’, pra ninguém esquecer mais”, se diverte Edivânia Maria da Silva, presidente da associação.

Segundo a catadora, o jingle já está fazendo o maior sucesso. “Tem gente que fica esperando a música para poder colocar os materiais na porta de casa. E, se acontece de esquecermos de ligar o somo do caminhão, falam assim: ´Hoje vocês não passaram? Não ouvi a música e acabei não separando os materiais´”, conta.

Além do novo jingle, a associação utiliza diversas estratégias de mobilização e comunicação para incentivar mais pessoas a fazerem a separação dos materiais e entregarem para o projeto. O grupo divulga a ação via carro de som, faz palestras nas escolas do município, participa de reuniões de associações de bairro e também distribui panfletos de casa em casa.

Para Edivânia, esse contato próximo com os moradores, principalmente, é uma ótima maneira de conseguir mais adeptos para a causa. “Na hora em que entregamos os panfletos, aproveitamos para explicar o trabalho da ASCCARE e também a como fazer a reciclagem de forma correta. Muitas pessoas ainda não sabem como separar os materiais e o que pode ou não reciclar. Destacamos aos moradores que, o que eles descartam no lixo, pode ser muito útil para nós”, explica.

Dessa forma, o projeto, além de gerar renda para as famílias envolvidas, estimula uma reflexão na cidade sobre questões ambientais. E o trabalho da associação, que conta atualmente com 14 participantes, só tem se ampliado. Hoje, os catadores já conseguem atender a cinco bairros do município e, a previsão, é chegar a mais dois em breve.

Clique aqui para ouvir o jingle do caminhão da ASCCARE e também o spot divulgado nas rádios da cidade.