Um mundo que é de todos e para todos precisa ter cidadãos e empresas engajadas em ações que não apenas contribuam para reverter impactos ambientais negativos, mas que também concentrem esforços na geração de valor compartilhado, promovendo oportunidades de aumento de renda e capital para a comunidade.

E é com essa missão que nós, do Instituto Votorantim, em parceria com o BNDES e BID, criamos o Programa ReDes. Em nove anos de existência, o Programa já apoiou 64 negócios, beneficiando mais de 2.000 famílias em 38 municípios brasileiros. A iniciativa cresce a cada ano com foco no mapeamento, apoio e estruturação de novos empreendimentos que possam ser apoiados pela parceria. E uma das áreas de atuação do programa que tem se destacado em 2019 é o coprocessamento.

A equipe do programa ReDes esteve em Salto (SP), Itaú de Minas (MG), Rio Branco do Sul (PR) e Primavera (PA), sendo este último município o destino da mais recente viagem feita pelo Analista Sênior de Gestão de Projetos do iV, Filippe Barros, que contou tudo sobre a visita.

Relatos de Primavera

No primeiro dia, fizemos uma ‘tranquila’ viagem de 17h, considerando a ida até Igarapé Miri e a volta para Capanema (incluindo balsa, chuva e alagamentos), onde visitamos as instalações de um atual fornecedor de caroço de açaí para a Votorantim Cimentos. No segundo dia, já em Capanema, tivemos a oportunidade de nos encontrar com produtores rurais de várias comunidades para conhecer a produção artesanal de óleo e o potencial de insumos que teríamos, bem como o engajamento local para coleta desses frutos. Os ganhos para a comunidade vindos deste projeto envolvem ampliação da geração de renda com a possibilidade de diversificação de produtos a serem vendidos (óleos) e com reaproveitamento de um resíduo de biomassa (caroço do açaí), além de fortalecimento da cooperativa. Como próximos passos, teremos a construção de um plano de negócio para análise da viabilidade da implantação da unidade de produção de óleo, bem como do fornecimento de caroço de açaí para o coprocessamento. Caso seja aprovado em comitê a ser realizado com o BNDES, o IV e os representantes das empresas investidas da Votorantim, este projeto passará a fazer parte do Programa ReDes”.

A Votorantim Cimentos e o Instituto Votorantim estão empenhados em apoiar a criação de um novo ecossistema, no qual os resíduos ganham um destino adequado, além de gerar oportunidades de trabalho e renda para muitas pessoas, melhorando a qualidade de vida em diversas regiões do país, reafirmando o compromisso de tornar sua produção ainda mais sustentável e gerando valor para o Brasil e o mundo.