Desde 2010, o Programa ReDes – iniciativa do Instituto Votorantim, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e das empresas Votorantim – atua no fomento e apoio a negócios inclusivos em algumas localidades onde há atuação do grupo.

Em 2015, a iniciativa também passou a contar com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o objetivo fortalecer e garantir a sustentabilidade dos projetos.

Para isso, foi desenvolvida uma nova estratégia de implementação dos negócios apoiados. Ao logo de 2016, foi realizado um processo de análise dos resultados e aprendizados dos seis anos de execução do Programa ReDes, assim como uma extensa pesquisa das boas práticas de mercado dentro deste tema.

O resultado foi a construção de uma nova metodologia de implementação, que será testada em localidades-piloto no ano de 2017, com a perspectiva de ser escalada a partir de 2018.

Entre as principais mudanças, está a inserção do nível de maturidade das organizações participantes no centro da tomada de decisão do programa. A ideia é que a atuação e os investimentos do ReDes sejam efetuados de maneira mais customizada, construindo junto com os grupos projetos que sejam realmente aderentes a realidade de cada um deles.

Implementação

A seleção das localidades-piloto buscou garantir a maior diversidade possível de contextos. Três municípios iniciarão o processo de elaboração e seleção de projetos, já utilizando a nova metodologia: Niquelândia (GO), Miraí (MG) e Alumínio (GO), que contam com a presença da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).

O início do processo está previsto para abril e, ao longo do ano, as três localidades passarão pelas etapas iniciais da nova metodologia, tendo, como resultado esperado ao final do ano, a seleção de projetos para implantação a partir de 2018.

Além disso, há três projetos já apoiados pelo Programa ReDes que, atualmente, estão em fase de implementação no novo modelo: Entreposto de Pesca (Laranjeiras – SE, apoiado pela Votorantim Cimentos), Reviravolta Cooperativa de Reciclagem (Nossa Senhora do Socorro - SE, apoiado pela Votorantim Cimentos) e Cooperfrango (Paracatu - MG, apoiado pela Votorantim Metais Holding e Votorantim Siderurgia).

#TodosGanhamAutonomia
Em parceria com as empresas da Votorantim, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa ReDes tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável. A ação integra o Eixo de Dinamismo Econômico do Instituto Votorantim. Acompanhe-nos também pelo Facebook, Twitter e YouTube.