Consumir produtos e serviços de pequenos produtores pode não apenas trazer vantagens para o consumidor, mas, também, auxiliar na economia local e do País.

Em 2012, só no setor de frutas e hortaliças, foram comercializadas em torno de 18 milhões de toneladas de pequenos produtores. O número representa cerca de 30% de toda a produção brasileira no período, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De maneira geral, os micro e pequenos empreendedores representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No setor alimentício, representam 70% da mercadoria que chega às mesas brasileiras. São, também, responsáveis por gerar 54% das vagas formais de trabalho. Boa parte delas é preenchida por produtores rurais ou produtores da agricultura familiar.

A Lei da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar Federal 123/2006) também beneficia o setor com isenções fiscais, juros menores, facilidades na obtenção de empréstimos e créditos, regras simplificadas para participação em licitações, entre outros.

Pensando em todos os incentivos e na alta representatividade de pequenos produtores e comerciantes, o Sebrae lançou o Programa Compre do Pequeno Negócio, que lista 5 benefícios da prática:

1 - É perto da sua casa;

2 - É responsável por 52% dos empregos formais;

3 - O dinheiro fica no seu bairro ou distrito;

4 - O pequeno negócio desenvolve a comunidade;

5 - Comprar do pequeno negócio é um ato transformador.

O movimento ganhou uma data oficial: 5 de outubro, aniversário do lançamento do Estatuto da Micro e Pequena Empresa.

Para ficar por dentro de mais novidades sobre pequenos negócios, acompanhe-nos também pelo Facebook, Twitter e YouTube.

*Com informações do Portal Brasil