Após quatro anos de investimentos financeiros, implantação de novos processos produtivos, estabelecimentos de parcerias, inaugurações e acesso a novos mercados, o Programa ReDes – iniciativa do Instituto Votorantim, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e das empresas Votorantim – concluiu, em 2016, o apoio a 15 negócios inclusivos.

As cooperativas e associações que finalizaram seus ciclos de investimento participavam do ReDes desde 2011 e desde 2013 receberam investimento direto em seus planos de negócios. Com o apoio do programa, seguem com seus negócios de maneira mais estruturada e sustentável, gerando renda e melhoria de qualidade de vida para os membros das organizações

Confira a relação completa de projetos finalizados em 2016:

Votorantim Cimentos:

Oito projetos contaram com apoio da Votorantim Cimentos, do norte ao sul do País.  No Tocantins, no município de Xambioá, a Cooperativa das Artesãs de Biojoias de Xambioá (Cooabx) inaugurou o novo espaço do Xambiart, voltado à confecção das peças.

Em Sergipe, a Cooperativa dos Beneficiadores de Castanha (Coobec) conseguiu levar os produtos do projeto Itacastanha, em Itabaiana, para o Salon Internacional de la Restauration de I’hôtellerie et de l’alimentacion 2017, em Lyon, França, um dos maiores eventos do setor alimentício e hoteleiro do mundo.

No Mato Grosso, foram quatro projetos, três deles em Várzea Grande e um em Nobres. A Cooperativa dos Pescadores e Artesãos de Pai André (Coorimbatá), em Várzea Grande, recebeu investimentos para a operação de um frigorífico de peixes para comercialização na região, por meio do projeto Conexão Peixe na Alimentação Escolar. A Cooperativa Agropecuária Varzeagrandense (Coopergrande) também conta com um novo entreposto para produção de queijo e bebida láctea, com o projeto Rede Leiteira da Baixada Cuiabana.

No mesmo município mato-grossense, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande (Asscavag) recebeu diversos equipamentos e organizou seu processo de triagem e vai seguir no fortalecimento da cadeia de catadores de resíduos sólidos, com a Adequação da Coleta Seletiva de Várzea Grande. Já em Nobres, a Associação Nobrense de Cultura e Artes (Anca) contou com a inauguração da Casa do Artesanato, finalizando a série de investimentos feitos no projeto.

Para finalizar, a Associação do Conselho Agrícola de Rio Branco do Sul (Acars) inaugurou a Central de Distribuição de Alimentos para comercialização de insumos agricultura familiar e que vai atender os municípios de Rio Branco do Sul e Itaperuçu, no Paraná.

CBA

Nos municípios com presença da Companhia Brasileira de Alumínio, dois projetos encerraram seu ciclo de investimento no estado de Goiás.

No município de Niquelândia, o Empreendimento Comunitário Sabores da Fazenda, projeto da Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Região do Criminoso e Silveira (Coopercrim) segue avançando na produção e comercialização de panificados.

Em Uruaçu, a Cooperativa dos Piscicultores do Lago Serra da Mesa (Cooperpesca) contou com apoio do programa para licenciar o parque aquícola e para a reforma e licenciamento do entreposto, por meio do projeto Central Piscícola Integrada de Uruaçu.

Votorantim Metais

Em Minas Gerais, dois projetos que contam com o apoio da Votorantim Metais finalizaram seus investimentos. Em Vazante, a Agência para o Desenvolvimento Local Integrado (Advaz) encerrou a participação com o projeto Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio Leiteiro, focado na assistência técnica e melhoria da produtividade do leite de pequenos produtores da região.

Já em Três Marias, também no estado mineiro, a Cooperativa Costureiras Bordadeiras (Coopermoda), responsável pelo projeto “Três Marias em Estampa”, encerrou a participação com uma carteira ampliada de clientes no segmento da costura.

Votorantim Siderurgia

Com a chegada do ReDes a Curvelo, em Minas Gerais, a Associação Curvelana de Catadores de Recicláveis (Asccare) contou com capacitações, definição de novas rotas para coleta seletiva e também com a revitalização do galpão da organização.

Fibria

Dois projetos apoiados pela Fibria no Mato Grosso do Sul finalizaram a participação do Programa ReDes em 2016. Em Três Lagoas, a Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento 20 de Março segue com seu novo viveiro, por meio do projeto Produzindo Frutos e Arborizando a Região.

Também em Três Lagoas, o Programa ReDes uniu forças com o Programa Colmeias no projeto Caminhos do Mel, da Associação Treslagoense de Apicultores (ATLA), que comercializa mel na região com um novo entreposto e maquinários.

ReDes 2017

Para este ano, dois novos projetos já estão confirmados em Juiz de Fora, Minas Gerais e irão integrar a iniciativa: o Multiplicando Esperança e o Tanque Cheio, ambos com apoio da Votorantim Energia.

#TodosGanhamAutonomia
Em parceria com as empresas da Votorantim, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa ReDes tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável. A ação integra o Eixo de Dinamismo Econômico do Instituto Votorantim. Acompanhe-nos também pelo FacebookTwitter e YouTube.