Além de ser aplicada na seleção de novos projetos, a atual metodologia do ReDes – programa desenvolvido pelo Instituto Votorantim, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e empresas investidas da Votorantim – também começou a testar alguns elementos em empreendimentos que já estavam em desenvolvimento.

Um dos objetivos da nova metodologia é reduzir a carga de trabalho administrativo dos grupos produtivos para deixá-los focados em seus desafios de gestão do negócio.

Com isso, parte do trabalho passa a ser realizada por um Gestor Interno, profissional com experiência na cadeia produtiva que atua presencialmente no negócio por alguns períodos na semana e tem a responsabilidade de capacitar o grupo. Ele também faz a interface com a Equipe Administrativa, outra novidade da metodologia, que é uma empresa terceirizada responsável pelas exigências burocráticas do programa.

Outra novidade é a possibilidade de contratação de um especialista com recursos do programa para auxiliar em pontos específicos, como produção, comercialização ou na melhoria da governança, por exemplo. Seu trabalho é pontual e acontece onde for acionado devido a demandas técnicas mais complexas, atuando por período determinado.

Em Xambioá (TO), a Cooperativa Multifuncional de Economia Solidária (Coomesol) foi um dos projetos em andamento que aplicou elementos da nova metodologia em 2017. Além do apoio da Equipe Administrativa, a cooperativa passou a contar com o suporte de um especialista para apoiar a produção e comercialização de óleo de babaçu.

O presidente da cooperativa, Carleon da Silva, afirma que ter uma pessoa com conhecimento técnico do babaçu trouxe segurança ao grupo e contribuiu para a comunicação e a transparência entre os cooperados. “O grupo acha que tudo melhorou, da comercialização até as finanças, que estão mais organizadas”, destaca.

Antes, a Coomesol vendia em sua loja própria em Araguaína, em outro comércio de produtos naturais em Palmas e, eventualmente, em feiras e eventos. Agora, está oferecendo o produto em novos locais e já conta com quatro pontos de vendas em Palmas, capital do Estado.

Uma das medidas realizadas com apoio do especialista foi a readequação do preço, já que a margem de lucro dos cooperados era muito baixa. Também foi estabelecida uma meta de ampliação da produção, para 600 litros de óleo por dia. “Ainda não alcançamos, já aumentamos e estamos na casa dos 400. Mas vamos fazer a substituição do equipamento por um mais moderno e acreditamos que vamos chegar lá”, diz.