Planejamento, reuniões regulares e bem preparadas, divisão de papeis e tarefas são alguns pontos que configuram uma boa gestão de negócios. A lista é longa e os elementos se complementam no dia a dia de um empreendimento. No ReDes, não poderia ser diferente, afinal esse é fator fundamental para a sustentabilidade dos grupos produtivos.
A seguir, destacamos algumas Boas Práticas que ganharam destaque no último mês entre os 38 negócios que recebem apoio do programa.

Gestão de pessoas

A Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Fortaleza de Minas (Associart), negócio apoiado pela Votorantim Metais, encontrou uma maneira de estimular a boa convivência do grupo e, ao mesmo tempo, tratar assuntos relevantes para a gestão do negócio. Uma tarde de conversa e cinema levou associados e seus filhos para a sede, onde assistiram juntos ao filme "Divertidamente”. O objetivo foi entreter e também procurar entender comportamentos com base nos sentimentos de alegria, tristeza, raiva, nojo e medo. Como lidar com essas emoções ajuda para o desenvolvimento do empreendimento? Os questionamentos contribuíram para reflexões e também para a integração do grupo.

Divisão de tarefas

As 15 mulheres que trabalham na padaria, uma das frentes de atuação da Associação de Agricultores do Córrego Juerana 1 e Arredores (Afagir) – negócio apoiado pela Fibria em São Mateus (ES) –, prepararam recentemente um lanche para cerca de mil pessoas que participavam do Simpósio de Café da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). Na semana que antecedeu o grande evento, elas ampliaram a produção para atender os clientes regulares e, na sequência, puderam se dedicar ao cliente pontual. Nada deixou de ser entregue porque o estoque estava em dia e a divisão de tarefas foi constantemente revista em reuniões do grupo. O novo cliente ficou satisfeito e já está negociando a participação da Afagir em outros eventos da universidade.

Comercialização

As Castanhas do Carrilho, da Cooperativa de Beneficiamento de Castanha (Coobec) de Itabaiana (SE), estão agora nas prateleiras do Grupo Pão de Açúcar. A conquista é fruto de uma caminhada que começou em 2013 que envolveu capacitações, profissionalização das atividades e investimentos por meio do Programa ReDes, com o apoio da Votorantim Cimentos na localidade. O grupo conseguiu se estruturar para atender todas as exigências da rede de supermercados e passou por uma série de processos até a primeira entrega. Os produtos da Coobec estão agora em lojas de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo.

Capacitações

Parcerias certas trazem bons resultados para a gestão de um negócio. A Cooperativa Multifuncional de Economia Solidária do Estado do Tocantins (Coomesol), que reúne associados de Xambioá, Piraquê e Araguaína, e é apoiada pela Votorantim Cimentos, passou por mais uma capacitação do Sebrae para aprimorar o funcionamento da fábrica de óleo de babaçu. A melhoria dos processos internos é um ponto de atenção para que o grupo possa aumentar a produtividade e até diversificar os produtos provenientes do babaçu nos próximos meses.