O leite é um dos bens mais consumidos em todo o planeta, e o Brasil está entre os 10 maiores produtores de leite do mundo. Em 2010, o País ocupava a quinta posição e representava 5,1% da participação mundial, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

Além do comércio do leite cru, ele também é matéria-prima de muitos outros alimentos, como a manteiga, o creme de leite e o leite em pó. Em 2015, a produção nacional de leite foi de 35 bilhões de litros, de acordo com o IBGE. A maior parte dela é exportada principalmente para países africanos e da América Latina.

Segundo o Censo Agropecuário de 2006, os estabelecimentos da agricultura familiar eram responsáveis por 58% do total de leite produzido no ano. Associações e cooperativas estão entre os principais estabelecimentos responsáveis pela cadeia leiteira.

Com o Programa ReDes – iniciativa que conta com apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Instituto Votorantim e empresas investidas da Votorantim, muitos produtores da agricultura familiar recebem apoio técnico e financeiro para seguir com as atividades de maneira cada vez mais sustentável.

Em 2012, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desembolsou cerca de R$ 690 milhões para cooperativas envolvidas na cadeia produtiva de leite no Brasil, de acordo com o IBGE.

Para saber mais dados sobre o setor, como relatórios, estudos e materiais, acesse o Centro de Inteligência do Leite (CILeite), da Embrapa.

Acompanhe-nos também pelo FacebookTwitter e YouTube.

* Com informações do artigo Produção Leiteira no Brasil